Clara Pechansky celebra 60 anos de carreira com exposição 'Rememórias' no Margs

Clara Pechansky celebra 60 anos de carreira - foto: Flavio Wild
Exposição 'Rememórias' celebra 60 anos de carreira da artista plástica Clara Pechansky 
até 25 de setembro de 2016
no MARGS - Museu de Arte do Rio Grande do Sul


Clara Pechansky fez da figura humana, sobretudo mulheres e músicos de câmara, um traço indelével de sua produção. O clima sereno que marca essas composições torna suas obras facilmente reconhecíveis. 

Mas em uma trajetória consolidada como a da artista gaúcha, que está comemorando 60 anos de carreira, são muitos os momentos que ficam para trás à espera de um olhar que os ilumine de modo a encontrar neles novos e ressignificados sentidos. 

Clara Pechansky, Clara, Clarita, Ita, celebra seis décadas de dedicação às artes visuais com a exposição “Rememórias”. A mostra comemorativa será recebida pelo MARGS, com inauguração marcada para o dia 27 de agosto, sábado, a partir das 11h, e ocupará as cinco salas do segundo andar do museu.

A exposição “Rememórias” é estruturada com obras de cinco personagens criados pela artista ao longo de sua trajetória. Três deles retratam diferentes faces de Clara: o Mágico, a Dama e o Quixote. Os outros dois, o General e o Candidato, abordam a situação politica do Brasil nos anos de chumbo, mas possuem surpreendente atualidade nos dias que o país está vivenciando. Essas cinco figuras permeiam toda a obra da artista, e aparecem em desenhos, gravuras e pinturas.

Esta exposição retrata as várias combinações de personagens, com a artista utilizando diferentes suportes e técnicas que formam o mosaico dos seus 60 anos de arte. A mostra tem a curadoria das historiadoras Paula Ramos e Joana Bosak.

Algumas obras da exposição
©Clara Pechansky - O Mágico e os Desenhos Antigos
XVIII (1976 e 1987)


©Clara Pechansky - O mágico sentado com paleta, XLIX (1987)

©Clara Pechansky - General com retratinho, VII (1992) 


©Clara Pechansky


©Clara Pechansky - Catia e a noite na floresta dos relogios, XVII 1994


©Clara Pechansky  - Pintor e modelo com tapete, XXI (2015)

©Clara Pechansky - Quixote, candidato e dama, sn, (1983)


©Clara Pechansky  - O espelho (1995)

SERVIÇO
"REMEMÓRIAS"
A exposição: desenhista, gravadora e pintora, a gaúcha Clara Pechansky celebra 60 anos de carreira com uma exposição estruturada a partir de cinco personagens: o Mágico, a Dama, o Quixote, o General e o Candidato.
Período: de 27 de agosto até  25 de setembro de 2016.

Horários e dias: Visitação de terça a domingo, das 10h às 19h. Até 25 de setembro, gratuito. 
Local: Margs, Praça da Alfândega, s/nº), em Porto Alegre RS
Visitas mediadas podem ser agendadas pelo e-mail educativo@margs.rs.gov.br.
Outras informações no site Oficial do: MARGS

Em paralelo a exposição haverão também sessões especiais onde convidados comentarão o filme. Confira programação abaixo:

Dia 10 de setembro, sábado:
14h00 – documentário Clarita
14h30 – sessão comentada com convidados: Christina Dias, escritora; Celso Gutfreind, médico psiquiatra e poeta; Mirna Spritzer, atriz.


Dia 14 de setembro, quarta-feira:
14h00 – documentário Clarita
14h30 – Painel sobre a obra de Clara Pechansky com: Flávia Seligman – cineasta, Mestre e Doutora em Cinema; Joana Bosak – historiadora, Mestre em História, Doutora em Literatura Comparada – curadora da mostra; Paula Ramos – Mestre e Doutora em Artes Visuais, ênfase em História, Teoria e Crítica de Arte – curadora da mostra; Paulo Gomes – crítico, curador e professor; e convidados especiais.


Dia 17 de setembro, sábado:
14h00 – documentário Clarita
14h30 – sessão comentada com os artistas plásticos: Alfredo Nicolaiewsky, Anico Herskovits, Liana Timm, Miriam Tolpolar.


Dia 25 de setembro, domingo
Encerramento da exposição
14h00 – documentário Clarita
14h30 – sessão comentada com convidados: Flávia Seligman, diretora; Joana Bosak, curadora; Paula Ramos, curadora; e convidados especiais.

Documentário
Filme: “Clarita” 
Direção e produçãoFlávia Seligman
Duração: 20 min.
Sinopse: curta metragem sobre a obra e o modo de trabalhar da artista, suas impressões e referências sobre a arte de Clara e os olhares de seus pares, como os artistas Anico Herskovits, Alfredo Nicolaiewsky, Liana Timm, Miriam Tolpolar e o olhar crítico do Professor Paulo Gomes, da curadora Paula Ramos e da escritora Christina Dias.
.
Fonte: MARGS/Zero Hora

-----
sobre a artista
Clara Pechansky nascida em Pelotas, em 1935, e formada pela antiga Escola de Belas Artes da cidade em 1956, Clara se transferiu ainda na juventude para a Capital. Foi aluna de mestres como Aldo Locatelli e Alice Soares, de quem teve lições de pintura e desenho, e também estudou com Glenio Bianchetti, Glauco Rodrigues e Xico Stockinger.

– São artistas que tiveram um papel muito importante na minha vida – diz Clara. – Não só por estudar a técnica, mas, acima de tudo, por eu ter aprendido a me identificar como artista. Com Locatelli, aprendi a postura ética profissional. Essa disciplina ficou em mim, é muito mais do que misturar tintas.

Foi a partir da projeção obtida como ilustradora, especialmente na Editora Globo de Porto Alegre, que Clara tornou-se um nome referencial da arte gaúcha. Armindo Trevisan, Moacyr Scliar e Lya Luft estão entre os que escreveram sobre seu trabalho.


– Eu me considero basicamente uma desenhista que é formada em pintura e que trabalha eventualmente com gravura, desenho, colagem e o que me interessa no momento – diz. – Mas ilustradora, sempre quis ser desde pequena. Por isso, digo que desenho há pelo menos 75 anos.
:: Site oficial da artista: Ateliê Virtual de Clara Pechansky


©Clara Pechansky -  exposição no Museu de Arte do Rio Grande do Sul


****

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe seu comentário.