Exposição Last Folio - 'Preservando Memórias'

©Yuri Dojc Estante de livros (Bardejov, 2007)
Exposição Last Folio - Preservando Memórias
O fotógrafo Yuri Dojc e a cineasta Katya Krausova traçaram a vida judaica na Eslováquia por meio de imagens extraordinárias de prédios abandonados e livros destruídos. 
até 22 de outubro de 2016
no Unibes Cultural - Sumaré, São Paulo

"Uma imagem, muitas vezes, vale mais do que mil palavras."

Pela primeira vez na América Latina, depois de passar por locais como a sede da Comissão Europeia, em Bruxelas, a Universidade de Cambridge, a Academia de Artes Visuais de Viena e a sede das Nações Unidas, em Nova York, a mostra apresenta 66 imagens selecionadas pelo renomado fotógrafo Yuri Dojc e a cineasta Katya Krausova, trazidas ao Brasil pela Bertelsmann, grupo internacional de mídia, serviços e educação, e pela Companhia das Letras.

Fotografadas nas viagens de Dojc para a Eslováquia a partir de 1997, as imagens registram evidências da cultura tradicional judaica no país. Inicialmente sozinho, em 2005 passou a ser acompanhado pela cineasta Katya Krausova. As fotografias de Dojc e as filmagens de Krausova registram a grande destruição que a  guerra deixou na Eslováquia. Mostram sinagogas e prédios escolares desertos, artefatos religiosos, livros e mais livros, que estavam sendo lidos, ensinados e celebrados até o momento das deportações em massa para os campos de concentração. A exposição também contempla retratos contemporâneos de testemunhas do Holocausto que, assim como as fotografias e filmagens, nos levam a aprender com o passado e a manter vivas as memórias. 

Apresentação
Fruto do olhar sensível do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, o conjunto de imagens que compõe a mostra está organizado em cinco núcleos ou segmentos que estabelecem um perfeito diálogo e total sintonia com a concepção do espaço arquitetônico da Unibes Cultural.

Os cinco núcleos, Água e Memória (Área Externa); Cultura e Destruição (Cafeteria); Estruturas (Passarela); Sobreviventes e Fragmentos (Hall) e Livros (Biblioteca) correspondem, respectivamente, aos espaços expositivos e propõem um percurso que envolve o visitante e o conduz à região do leste da Eslováquia em 1942, quando toda a população foi deportada para os campos de concentração, incluindo o avô do fotógrafo Yuri Dojc.

©Yuri Dojc - Sobrevivente do Holocausto Jan
Puskas com um ramo de flores (Bratislava, 1997)
Muitas décadas depois, munido de sua máquina fotográfica, Yuri Dojc, retorna à sua terra natal e é conduzido para uma região aonde o tempo parou exatamente em 1942. O que restou da Escola, da Sinagoga e do Cemitério permaneceram à espera de um olhar que lhes restituísse a história e lhes devolvesse o sentido.
O que pode a câmara fotográfica? Certamente não muda o que viu, mas ajuda a ver, rever, desvendar, transformar e universalizar os sentimentos recuperados naquele instante único.

Dojc, ao mesmo tempo, historiador e artista, capturou mais do que imagens de objetos, lugares ou vozes do passado de guerra e perseguição. Registrou lugares de memória, ou seja, espaços, coisas e pessoas que se destacam para bloquear a ação do esquecimento, fixando e imortalizando a luta, dando corpo ao que não está mais presente, atualizando o sentido do que há de mais humano e vital em cada um de nós.


Sob a poeira e a destruição tudo o que parece melancolia e abandono ergue-se com a força do que resiste, como a nos lembrar que a função da memória é também a da imaginação e da transformação. Um livro empoeirado, abandonado às pressas, ganha sob as lentes do artista toda a urgência em ser decifrado, em ser preservado em ser compartilhado.

Fotos: Impressões do trabalho de Yuri Dojc

As fotografias de Dojc e as filmagens de Krausova dão uma ideia do mundo judaico que foi amplamente destruído na Eslováquia. Mostram sinagogas e prédios escolares desertos, artefatos religiosos, livros e mais livros, que estavam sendo lidos, ensinados e celebrados até o momento das deportações em massa para os campos de concentração e de extermínio nazistas.

©Yuri Dojc - Estante de livros (Bardejov, 2006)

©Yuri Dojc (Bardejov, 2007)

©Yuri Dojc Sala de Aula (Bardejov, 2006)

©Yuri Dojc Fragmentos do livro 'Hanishar' (Bardejov, 2008)

©Yuri DojFragmentos de livro, sótão de escola (Bardejov, 2006)

©Yuri Dojc Sinagoga (Šaštin, 2007)

©Yuri Dojc Mikvah (Bardejov, 2007)

©Yuri Dojc Sala de Aula (Bardejov, 2006)

©Yuri Dojc Tefillin scroll (Bardejov, 2006)

©Yuri Dojc Tefilin (Michalovce, 2008)

Apresentação em vídeo da “Last Folio”
Sobre o que é a “Last Folio”? O que os artistas experienciaram em suas viagens? E o que significou para eles apresentar a exposição em Berlim pela primeira vez? Neste vídeo, os criadores da exposição dão respostas para muitas questões e um novo olhar para seu próprio trabalho.



“Last Folio”, documentário por Katya Krausova
Convidamos você a assistir o curta metragem da cineasta Katya Krausova sobre o projeto “Last Folio” e suas viagens na Eslováquia com o fotógrafo Yuri Dojc. Os artistas conversaram com sobreviventes do Holocausto e documentaram traços da quase extinta vida judaica no país.



SERVIÇO
Exposição Last Folio - Preservando Memórias
Quando?: até 22 de outubro de 2016
Local: Unibes Cultural, Rua Oscar Freire, 2.500 – Sumaré, São Paulo/SP, 01426-001
Horário: Segunda a Sábado das 10h às 18h, com permanência até as 19h. Entrada franca.
Realização: Bertelsmann | Unibes Cultural
Apoio: Goethe-Institut
.

-----
Sobre os autores
Yuri Dojc e Katya Krausova nasceram na antiga Checoslováquia e deixaram sua terra natal em 1968, por razões políticas. Em 1997, Dojc começou a viajar para a Eslováquia repetidamente para criar retratos de sobreviventes do Holocausto e, a partir de 2005, Katya Krausova juntou-se a ele nessas visitas a seu país de origem. Yuri Dojc agora vive no Canadá como fotógrafo reconhecido internacionalmente. Seu trabalho está exposto nas coleções da National Gallery no Canadá, na Biblioteca do Congresso em Washington e no Museu Nacional da Eslováquia, entre outros. Katya Krausova vive em Londres, onde é cofundadora da Portobello Pictures, companhia de produção televisiva e cinematográfica que ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro com “Kolya” em 1997. “Last Folio” tornou-se um foco na vida de ambos os artistas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe seu comentário.