Einstein e a religião: física e teologia, de Max Jammer

Einstein e a religião: física e teologia
EINSTEIN E A RELIGIÃO: FÍSICA E TEOLOGIA
MAX JAMMER -- primeira reimpressão
Tradução de Vera Ribeiro
224 páginas -- de R$ 48,00 por R$ 28,80 no site da editora Contraponto.

Albert Einstein é, sem dúvida, o maior cientista do século XX e, possivelmente, de todos os tempos. Sobre ele, no entanto, o romancista e dramaturgo suíço Friedrich Dürrenmatt afirmou: "Costumava falar tanto de Deus, que tendo a acreditar que fosse um teólogo disfarçado."
Max Jammer se debruçou em profundidade sobre esse lado quase ignorado de Einstein. Releu seus textos e consultou papéis inéditos, guardados no Einstein Archive, em Jerusalém, e na biblioteca da Union Theological Seminary de Nova York. O resultado desse esforço é este "Einstein e a religião", onde pela primeira vez são tratados de forma conjunta e abrangente as concepções einsteinianas de Deus e o impacto da Teoria da Relatividade sobre a teologia.
O livro começa recuperando a atmosfera cultural que cercou a infância de Einstein, filho de uma família judia que, embora sem renunciar à sua ascendência, não observava com rigor os ritos tradicionais do judaísmo nem frequentava serviços religiosos em sinagogas. Vemos então, passo a passo, o desenvolvimento intelectual de um jovem que se tornou irreligioso aos doze anos de idade, justamente quando se preparava para fazer o bar mitzvah.
Depois, sob inspiração da filosofia de Spinoza, desenvolveu a idéia de uma "religião cósmica", que muito influenciou sua conduta e sua concepção de mundo, mas na qual não havia lugar para um Deus pessoal. Por isso, Einstein foi muitas vezes acusado de ateu. Porém, suas cartas, artigos e conferências, bem como um sem-número de registros de conversas pessoais, não deixam margem a dúvida de que foi um homem dotado de forte sentimento religioso, sempre em busca do sentido profundo da existência e consciente da relação íntima que liga religião e ciência.
No último capítulo do livro, Max Jammer discute com erudição as implicações teológicas da Teoria da Relatividade. A revolução realizada por Einstein em conceitos fundamentais, como os de espaço e de tempo, bem como a criação da cosmologia científica, que seus trabalhos inauguraram, deram início a um debate de altíssimo nível, que se estende até hoje, sobre a compatibilidade das visões de mundo professadas por cientistas e teólogos contemporâneos. A resenha desse fascinante debate encerra Einstein e a religião, deixando o leitor mais próximo das questões essenciais da existência.
Max Jammer foi professor emérito de Física e reitor da Universidade de Bar-Ilan (Israel). Colega de Albert Einstein em Princeton (EUA), é autor de inúmeros livros, traduzidos para várias línguas, entre os quais "Conceitos de espaço", prefaciado pelo próprio Einstein, "Conceitos de força" (ambos editados pela Contraponto) e The Philosophy of Quantum Mechanics, objeto de grandes elogios de Paul Dirac e Werner Heisenberg. Entre os prêmios que recebeu, destaca-se o prestigioso Monograph Prize of the American Academy of Arts and Sciences.
César Benjamin.
.
40% de desconto em todo o catálogo para compras no site da editora Contraponto, recebendo os livros em casa. Pagamento por boleto bancário ou parcelado em até três vezes no cartão. Para mais informações, clique no link.
.
Acompanhe edições e lançamentos pela fanpage da editora: CONTRAPONTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe seu comentário.