Exposição 'World Press Photo', em Salvador

©Anuar Patjane Floriuk


Exposição 'World Press Photo', em Salvador

A mostra World Press Photo reúne os registros mais impactantes da imprensa mundial no ano de 2015. Serão 164 fotografias escolhidas no 59º concurso da organização. São imagens que retratam momentos culturais, sociais, políticos e ambientais, vivenciados em 2015.

O Brasil está representado pelo Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, que foi cenário da série de fotos feita pelo espanhol Sebastián Liste. O país também está representado pelo fotógrafo paulista Maurício Lima, que foi premiado em duas categorias nesta edição da WPP e que já havia se sagrado vencedor do Prêmio Pulitzer em 2016, pela cobertura da crise dos refugiados do Oriente Médio, pelo jornal estadunidense The New York Times.

Mauricio Lima é o primeiro brasileiro a ser premiado duplamente numa mesma edição da WPP. O fotógrafo faturou o primeiro lugar na categoria “Notícias Gerais”, com a imagem de um adolescente de 16 anos, militante do Estado Islâmico, ferido na guerra da Síria. Além disso, seu registro de um grupo de crianças da tribo Munduruku brincando no Rio Tapajós, no Pará, alcançou o segundo lugar na categoria “Vida Cotidiana”.

Já Sebastián Liste fotografou a rotina do coletivo de mídia independente Papo Reto, que atua no Complexo do Alemão e que registra a vida dos moradores da comunidade. A imagem recebeu o 3º lugar na categoria “Vida Cotidiana”.

Em 2016, a WPP atraiu inscrições de todo o mundo. Ao todos, 5.775 fotógrafos de 128 nacionalidades inscreveram 82.951 imagens. O júri distribuiu prêmios em oito categorias para 41 fotógrafos de 21 países: Austrália, Áustria, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Irã, Itália, Japão, México, Portugal, Rússia, Eslovênia, África do Sul, Espanha, Suécia, Suíça, Síria, Turquia e EUA.

Algumas fotografias da exposição:

©Sebastián Liste

©Warren Richardson

©Mário Cruz

©Francesco Zizola

©Kevin Frayer

©Mauricio Lima

©Daniel Berehulak

©Kevin Frayer

©Abd Doumany

©Sergio Tapiro

©Tim Laman

©Brent Stirton

©Christian Ziegler


SERVIÇO
Exposição: 'World Press Photo'
Local: Caixa Cultural Salvador
Endereço: Rua Carlos Gomes, 57 - Centro - Salvador - BA
Temporada: de 14 de dezembro a 29 de janeiro de 2017.
Horário de visitação: terça a domingo das 9h às 18h
Ingressos: entrada gratuita
Outras informações: Caixa Cultural Salvador

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe seu comentário.